O Brasil e a luta das mulheres perderam nas últimas horas uma de suas grandes lutadoras: Nilcéia Freire faleceu ontem, depois uma árdua batalha contra o câncer, aos 67 anos.

Feminista amorosa, com garra e competência ímpares, Nilcéia foi médica, professora e pesquisadora, exercendo o cargo de reitora da UERJ em 2000 e de Ministra das Mulheres no período de 2004 a 2011, onde, entre outras conquistas, protagonizou a aprovação da Lei Maria da Penha, a construção do Ligue 180 e a realização da Iª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.

Seu legado em defesa da Democracia, dos Direitos Humanos e, em especial, dos Direitos das Mulheres, deixa em todos e todas nós uma lacuna indelével, mas também um sopro de esperança, nestes dias obscuros, de ser possível construir, a partir da política, melhores tempos para o povo brasileiro e para as mulheres.

O PCdoB solidariza-se com a dor de seus familiares e amigos e reafirma a presença de Nilceia em nossos melhores sonhos de um novo Brasil.

Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB